O seguinte resumo feito com base na leitura do texto da autora Kassanda Brito de Carvalho, aponta sobre características do hipertexto e sua utilização.
Em 1945 foi criado por Vannevar Bush um mecanismo para o processo de acesso à informações de uma forma rápida e flexível, denoninado por Ted Nelson como hipertexto. Alguns autores descreve que o hipertexto possui três componentes fundamentais: a base de dados textual, as ferramentas informáticas e uma rede semântica (rede de significados em diferentes temas). Sua navegação é baseada em elementos gráficos, conhecidos como ícones, que interligam-se à base de dados , à rede semântica e as unidades temáticas através de um mecanismo conhecido como link.
O mecanismo hipertexto tem grande funcionalidade na educação, pois o mesmo proporciona situações de interações e construções de conhecimentos, tendo a flexibilidade e aleatoriedade ao acesso de informação. Pode ser utilizado de duas formas, a primeira forma é de usuário, onde utiliza-se a navegação entre os nós e links de documentos, o leitor opta pela melhor sequência de ser apresentado o texto. A segunda é a forma autor, cria-se uma rede semântica entre as informações do hipertexto e os elementos mídiaticos que o amplificam. Apesar de tantas vantagens, existe caso onde o usuário sente dificuldade em organizar o conteúdo apresentado, ou seja, como o hipertexto não é linear (não segue uma sequência) o usuário pode se confundir com a ordem de referências que irá seguir.
Concluíndo, o hipertexto propõe maior facilidade relacionado a diversos conteúdos de uma forma simples e clara, se enquadrando em um único texto.
Resumo postado por Daniele Fernandes.
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